Ler com (os) sentidos

E a Semana da Leitura continuou com diversas atividades: passatempos na biblioteca, entrega de prémios e duas sessões de leitura e experienciação "Ler com (os) sentidos".

Na primeira, estiveram alunos de duas turmas de 11º e 12º anos e na segunda, uma turma de 11º. Partindo da audição do Nocturno nº20, de Chopin e a leitura de uma passagem de Aparição de Vergílio Ferreira, iniciou-se a aventura que fez apelo à audição, ao olfato, ao tato e ao paladar. De olhos fechados, procurou-se a estimulação dos outros sentidos.

Depois leram-se ainda excertos de "Ágata, a Doce", conto de Leonor Xavier do livro Chocolate, A elegância do ouriço, de Muriel Barbery, O perfume, de Patrick Suskind, Como água para chocolate, de Laura Esquível e relacionaram-se os elementos antes cheirados, tateados e saboreados com as passagens lidas.

Por último, e informalmente, partilharam-se as opiniões sobre a experiência proporcionada que foi do agrado dos alunos como os aplausos e os comentários feitos demonstraram: "Eu gostei muito e acho que se deviam fazer mais atividades destas." ou "Muitos parabéns. Foi muito interessante e muito giro. Diferente das atividades que têm feito e em que participei".

#semanaleitura17 (29/3)